Quais são os principais impostos que uma empresa deve pagar?

Você que é empresário está ciente de quais são todos os impostos que a sua empresa deve pagar?

É importante lembrar de que tomar uma decisão errada, como por exemplo, escolher errado o regime tributário, é sinônimo de problemas para o seu negócio, principalmente na saúde financeira. Da mesma forma, deve sempre estar atento às datas corretas para os pagamentos, caso contrário, muitos problemas surgirão.

Confira abaixo os principais impostos que devem ser pagos pelas empresas:

- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: um imposto cobrado pelo Estado quando há a movimentação de mercadorias entre os estados.

- ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza: imposto cobrado pela prefeitura. Ele tem ligação à Nota Fiscal, um documento que deve ser emitido pelos empreendedores. Este imposto tem seu valor calculado levando em consideração o serviço prestado.

- PIS/Pasep - Programa de Interação Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público: uma contribuição que é paga para o funcionário de empresa privada e o Pasep é para o servidor público. São pagos mensalmente e seus valores são calculados a partir do faturamento da gestão ou da folha de pagamento.

- INSS – Previdência Social: é um percentual que o empreendedor paga ao Estado para garantir os seguintes direitos aos seus funcionários: auxílio-acidente, salário-família, salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria por invalidez, idade ou tempo de contribuição.

- Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social: um imposto que financia os programas sociais do Governo, investimentos em saúde pública e fundos previdenciários.

- IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica: imposto que deve ser pago levando em consideração o faturamento dos últimos 12 meses.

- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro: imposto que incide sobre o lucro líquido do empreendimento, antes que o Imposto de Renda seja calculado.

- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal: é um imposto vinculado ao INSS. Dessa forma, ajuda a garantir o funcionamento da Previdência Social.

No Comments Yet.

Leave a comment